Nós estamos acostumados com a ideia de um ator num papel e, você sabe, interpretando o papel. Aceitamos um dublê pras cenas onde o ator precisaria saltar de um avião. Mas em geral, se estamos assistindo o Adam Sandler, queremos ver Adam Sandler. Espere, por que alguém iria querer ver o Adam Sandler? De qualquer forma, nem sempre vemos quem pensamos que estamos vendo, e isso acontece com muito mais frequência do que imaginamos. Muitas vezes os atores foram trocados e a plateia nunca sequer notou. Aqui estão alguns deles.
1- Lena Headey – Game of Thrones
Lena Headey interpreta Cersei Lannister, a vilã suprema em Game of Thrones. Então os espectadores assistiram com um pouco de alegria sádica quando a personagem foi literal e figurativamente despida e desfilou pelas ruas de Porto Real com nada, além de um corte de cabelo curto e manchas de sujeira.
A cena é intensa e humilhante e prolongada pro público saborear sua humilhação estranha. A parte mais louca, porém, é que não estamos assistindo Headey na cena. Toda a caminhada é realizada por uma dublê de corpo numa linguagem corporal ímpar e perfeitamente editada com as expressões faciais de Headey pra criar uma caminhada estranha e horrível até a Fortaleza Vermelha.
2- Brandon Lee – O Corvo
O filho do lendário artista marcial Bruce Lee, Brandon Lee, tinha potencial pra conquistar Hollywood misturando seu nome de família com seu próprio charme e talento. Infelizmente, no set durante as filmagens de seu papel de estreia em O Corvo, Lee foi baleado, pois trocaram a arma falsa por uma arma de verdade. Ele morreu depois de seis horas de cirurgia.
Com apenas oito dias restantes pra completar o filme, a mãe e a noiva de Lee encorajaram o diretor Alex Proyas a terminar o filme. Pra completá-lo, o amigo e dublê de Lee, Chad Stahelski, filmou as cenas restantes e efeitos especiais foram usados pra dar-lhe o rosto de Lee enquanto outro dublê o ajudou a terminar algumas das cenas de ação. O resultado é um filme em que o papel de Lee é perfeito e não há nenhuma indicação sobre a tragédia que se abateu sobre ele.
3- Jennifer Aniston – Friends
Friends foi um enorme sucesso e Jennifer Aniston é, sem dúvidas, a maior estrela da série. O que torna ainda mais incomum o fato de que levou anos após o término do show pra alguém finalmente perceber que, em um episódio em particular, Aniston inexplicavelmente desaparece.
Num episódio aleatório da nona temporada, um fã assistindo a uma maratona notou que, em uma cena, quando Aniston está de pé ao lado de Matt Leblanc, de repente tem outra pessoa no seu lugar. Parece que a “stand-in” de Aniston estava no set naquele dia e, por qualquer motivo, sua cena não foi cortada ou editada. A presença de um stand-in não é uma coisa tão louca, afinal eles estão no elenco pra substituir os atores indisponíveis. É justo que eles acabem no corte final de vez em quando.
4- Paul Walker – Velozes & Furiosos 7
Velozes & Furiosos 7 estava pela metade da filmagem, quando a estrela da série, Paul Walker, morreu tragicamente num acidente de carro. A produção parou temporariamente pra que os produtores pudessem consultar a família de Walker sobre o que eles gostariam de fazer. Como a estrela do filme, era impossível seguir em frente sem ele e simplesmente não havia conteúdo suficiente filmado pra tentar remendar o filme.
A família de Walker concordou que o filme deveria ser concluído e seus dois irmãos se ofereceram como stand-ins, uma vez que se assemelhavam muito com o ator fisicamente. Com a ajuda da equipe de efeitos especiais da Weta – que deram vida ao Gollum n’O Senhor dos Anéis e a César em Planeta dos Macacos -, os efeitos especiais transformaram Cody e Caleb Walker em Paul Walker pelo restante do filme. Velozes & Furiosos 7 se tornou o maior sucesso da franquia e um dos maiores filmes de todos os tempos, arrecadando mais de US$ 1,5 bilhão.
5- Shemp – Os Três Patetas
Shemp Howard d’Os Três Patetas foi contratado juntamente com os outros Patetas pra produzir oito filmes em 1956. Infelizmente, faltando quatro filmes no contrato, Shemp Howard morreu de um ataque cardíaco aos 60 anos. E na década de 1950, ninguém dava a mínima se você morreu ou não, o seu contrato precisava ser cumprido. Assim nasceu o “Falso Shemp”. O produtor Jules White começou a produzir quatro novos filmes, cada um estrelado por Shemp, cortando trechos dos filmes dos Patetas mais antigos e adicionando novas cenas com Joe Palma, um ator que já havia feito vários coadjuvantes em filmes dos Patetas, sempre de costas ou com o rosto obscurecido.
Fonte: einerd