segunda-feira, 19 de setembro de 2016

O Sapo Metamorfo

Descoberto sapo que consegue mudar a textura da pele.


Um pequeno sapo que é capaz de mudar a textura da sua pele em poucos minutos é o primeiro anfíbiodescoberto com essa característica. Divulgado este mês por uma pesquisa da Universidade de Cleveland, nos Estados Unidos, o animal foi encontrado em uma floresta tropical do Equador.

O primeiro espécime encontrado era bem pequeno (cerca de 23 milímetros) e tinha a pele coberta de espinhos, o que levou Katherine e Tim Krynak, responsáveis pela descoberta, a apelidá-lo de sapo “punk rocker”. No dia seguinte a descoberta, porém, quando eles apanharam o anfíbio para tirar algumas fotos, ele não parecia mais o mesmo, pois estava inteiramente liso. O susto foi tanto que eles chegaram a acreditar que tinham capturado o espécime errado. 

“Coloquei ele de volta no copo e adicionei um pouco de musgo”, explicou Katherine em entrevista ao site The Verge. “Os espinhos voltaram… Nós não conseguimos acreditar em nossos olhos, ele simplesmente mudou de textura! Coloquei-o de volta no plano de fundo branco e ele ficou liso novamente”, disse a pesquisadora.

Nova espécie

Tudo indica que os Krynaks descobriram uma nova espécie de anfíbio que possui a habilidade de trocar de textura de pele. O animal foi classificado como Pristimantis mutabilis, ou sapo mutável da floresta tropical, e foi descrito pela primeira vez na Zoological Journal of the Linnean Society.


Segundo Katheryne, bastam apenas cinco minutos para que a pele do bicho seja inteiramente alterada. Tudo indica que essa habilidade o ajuda a se esconder de pássaros e predadores da Reserva Las Gralarias – instituto natural equatoriano em que o sapo foi encontrado, onde os Krynaks se voluntariaram.

A cientista informou também que os espinhos e a coloração do anfíbio fazem com que ele se camufle bem em habitats com musgo. Entretanto, ela afirmou que ainda são necessários alguns estudos adicionais para averiguar se a textura auxilia ou não na hora de enganar os predadores – também não está claro como ele faz para trocar de pele.

Erro em descobertas

Agora, os cientistas se perguntam quantas espécies podem ter sido catalogadas de forma errada por conta dessa habilidade, até então, desconhecida. Pensando nisso, tudo indica que Pristimantis mutabilis não é o único mutantedo gênero. Depois que ele foi documentado em 2009, alguns pesquisadores que trabalharam na mesma reserva no Equador descobriram que o Prismantis sobetes – uma espécie já conhecida e parente do mutabilis – possui a mesma habilidade.

Hoje, só o gênero Prismatis, por exemplo, contém mais de 470 espécies. É bem provável que muitas dessas sejam apenas o mesmo animal “descoberto” duas vezes.

Fonte: TopBiologia
https://bio-orbis.blogspot.com.br/2015/04/o-sapo-metamorfo.html

Cores e Veneno para Proteção

Não se engane com a aparência bonitinha deles. Alguns são tão venenosos que podem paralisar animais ou levá-los à morte!


Assim como os outros seres vivos, os anfíbios também possuem mecanismos de defesa que ajudam a protegê-los dos predadores. As estratégias são variadas. Diversas espécies têm glândulas de veneno, enquanto outras produzem secreções de gosto ruim ou mesmo altamente tóxica, capaz de afugentar outros animais.

Mecanismos de proteção

Além da capacidade de saltar para fugir de situações de perigo iminente, muitas espécies possuem glândulas que liberam substâncias tóxicas, potentes o suficiente para afugentar e até matar predadores. As cores também funcionam como mecanismo de proteção. Elas podem ajudar o animal a se camuflar no ambiente, auxiliando-o a se esconder de um ataque ou a se preparar para captura de uma presa.

Coloridos e Venenosos

Nas florestas tropicais, como na Amazônia, encontram-se as coloridas rãs da família Dendrobatidae. Embora muito pequenas, não devem ser menosprezadas. Suas cores vibrantes (amarelo, azul, vermelho ou verde) funcionam como aviso ao inimigo para se afastar de seupotente veneno.

Essa secreção é capaz de afetar o funcionamento dos músculos e do cérebro, e tem o poder de paralisar imediatamente umaave ou um macaco (algumas espécies podem conter veneno suficiente para matar seis homens).
Já a rã-pimenta foi batizada com esse nome porque sua secreção causa ardência e irritação na pele da vítima, além de poder provocarnáuseas. Alguns sapos, como o Bufo marinus, possuem um grande par de glândulas na região do pescoço (que produzem um veneno fortíssimo, que pode levar à morte animais de porte médio, como o cachorro).

Outros sapos são capazes de produzir uma substância que pode irritar a pele. Alguns, ainda, chegam a secretar veneno com propriedades alucinógenas.


Camuflagem

As cores também desempenham outro importante papel. Alguns anfíbios chegam a mudar de cor com a alteração da temperatura ou luminosidade do ambiente. Essa variação é possível graças à grande quantidade de pigmentos coloridos de suas células.


Além da cor, a forma pode ser útil para se proteger dos predadores. Duas espécies de sapo-pipa, encontradas na Amazônia e no Nordeste brasileiro, apresentam forma achatada e coloração marrom-esverdeada, que contribuem na camuflagem em seu habitat, confundindo-as com folhas mortas.

Esse pequenos anfíbios de cores variadas não só trazem beleza e perigo, também são usados em ampla variedade entre usos científicos, educacionais e comerciais.

O estudo dos anfíbios permitiu não apenas compreender melhor a evolução dos animais vertebrados ao longo de milhões de anos, como aprimorou os conhecimentos em diversas áreas científicas, como farmacologia, fisiologia e embriologia.

Em escolas, sapos e rãs costumam ser utilizados em aulas de biologia para o estudo de anatomia, entre outros fins. Ainda hoje é comum, em laboratórios de escolas de ensino fundamental, observar ametamorfose de girinos, que ficam alojados em pequenos aquários. Sapos e rãs também são usados como isca de pesca e em criações comerciais.


Fonte: Revista Animais Incríveis, Um Mundo de Informações e Curiosidades
https://bio-orbis.blogspot.com.br/2014/01/cores-e-veneno-para-protecao.html

Sapo Formiga?

Um disfarce químico secretado pela pele deste sapo permite a ele viver em paz entre as ferozes formigas urticantes.


Para se proteger e manter úmido, o sapo da Savana Oeste Africano gasta o seu dia e grande parte da temporada de ocultação da seca em tocas subterrâneas. Mas, geralmente, não está sozinho.

sapo, muitas vezes se move para os ninhos subterrâneos das formigas Africanas, uma espécie altamente agressiva. Quando perturbado, estas formigas costumam ir para a ofensiva, atacando os intrusos com suas poderosas mandíbulas e ferrões venenososMas eles não parecem se importar com o sapo da Savana Oeste Africano, aproximando-se em seus ninhos, oferecem ao sapo um lugar seguro para se esconder de outros predadores e um ambiente quente e úmido para esperar a longa estação seca da África ocidental.

É ainda mais surpreendente, dado que as formigas Africanas caçam e limpam para presas que podem incluir as rãs. Como é que este sapo engana essas formigas em deixá-lo sozinho?

Pele Profunda

Pesquisadores alemães e suíços que trabalham em Benin acredita que o segredo está na pele do sapo da Savana Oeste Africano.

Para testar esta teoria, eles cobriram larvas de farinha e cupins com secreções da pele dosapo e ofereceu os insetos para as formigas.Normalmente as formigas responderiam por morder e ardor imediatamente. Mas as formigas esperam 30 segundos a vários minutos, para atacar os insetos revestidos pela secreção.

Para tentar identificar os compostos na pele dosapo responsável por este efeito extraordinário, eles colocaram um sapo em um copo de água pura, sacudiu-o suavemente por dois minutos (para estimular a secreção da pele), e depois recolheram os resultados. Os pesquisadores descobriram que as secreções não são o resultado de qualquer alimento especial, na verdade, elas são produzidas, não importa o que os come sapoEsse não é o um caso como os outros sapos tóxicos, como um veneno colorido das rãs dardo,  que tem a pele venenosa como resultado de comer pequenos insetos venenosos.

Através de análises químicas, os pesquisadores identificaram os ingredientes ativos na pele do sapo: dois compostos chamados peptídeos, que são como pequenas proteínas e aparecem para enganar as formigasaceitando o sapo como um dos seus próprios.

"Camuflagem Química"

As formigas usam as sondas em suas antenas. Altamente sensíveis que funcionam como sensores químicos para discernir companheiras isentos de potenciais intrusos. Mas os peptídeos na pele do sapo parece causar nasformigas um efeito igual as suas companheiras e assim reconhecem o sapo como uma "formiga", ou pelo menos não como um intruso.


Ao aproximar-se do sapo, as formigas varrerem suas antenas ao longo do seu corpo, pegando o seu "perfume". Com qualquer outro intruso, este seria seguido por, um ataque mordaz e agressivo. Mas as formigastoleraram o sapo e em grande parte ignoraram a sua presença em seu ninho.

maionese de alho


Maionese de Alho

Gosto de fazer a minha maionese usando o mixer, porém, você pode usar também o liqüidificador!
No copo do mixer, coloque 1 ovo inteiro cru e uma gema cozida (a clara pode comer com um pouco de sal#FicaDica), 200 ml de azeite ou óleo de sua preferência, 2 colheres de sopa de mostarda, sal a gosto, um dente de alho pequeno ou metade de um dente de alho grande, pimenta calabresa a gosto e algumas gotas de limão (você pode usar vinagre branco no lugar do limão).
Você também pode colocar ervas de sua preferência, tipo a salsinha ou cebolinha :)
Coloque o mixer lá no fundo do copo e bata, sem mexê-lo. Em segundos, a parte do fundo já vira maionese.
Agora é só subir e descer o mixer, até a maionese ficar firme e uniforme.
Não quero fazer maionese, quero usar uma pronta e misturar? Posso?
Pode sim senhor(a).
Outra dica: quem quiser, pode fazer patê de alho usando o método citado acima!!!
É só misturar essa maionese com 200 gramas de creme de leite e deixar na geladeira por duas horas, até ficar bem firme.
Depois é só servir com torradas e pãezinhos.
Ah, não esqueça de tirar o soro :)
Nana, como se tira o soro do creme de leite?
Deixe a lata ou a caixa de creme de leite na geladeira por ao menos 2 horas. Com ele bem gelado, o soro se separa do creme, ficando no fundo.
Abra a embalagem e, com o auxílio de uma faca ou de uma colher, afaste o conteúdo e despeje o soro na pia.
A Clézia, uma leitora fofa do blog, deu uma ótima dica:
depois de deixar na geladeira o creme de leite por duas horas – (corrigindo, não é necessário)  basta fazer um furinho em cima da lata e outro em baixo, assim, sai tudinho o soro do creme de leite. Vale pra caixinha também.
Naninha, posso usar essa maionese para fazer pão de alho?
Acredito que sim, apesar de ir em vários churrascos aqui na terra do churrasco, nunca preparei o pão de alho. Mas já vi usarem maionese comum com alho batido. Então, porque não usar a minha receita?
Concordam?
Então já sabe, se você é fã de alho ou quer espantar aquele “vampiro” que vive rondando o seu quadrado, faça essa maionese delícia de alho, tu vai amar!!
Para ver a receita do pão integral, clique aqui.
Ps.: a minha maionese ficou um pouco mole porque o pão estava quentinho e por isso, ele acabou amolecendo. Porém, não tem nada químico, tudo natural e tem muito amor, porque foi feito por mim ♥ ♥ ♥
fonte:http://mangacompimenta.com/2016/07/05/maionese-de-alho/

sanduíche de frango com pepino e tomate

Sanduíche de Frango com Pepino e Tomate

Ingredientes
Para duas pessoas, eu usei:
1 peito de frango cozido e desfiado
1 tomate cortado em rodelas
1 pepino cortado em rodelas
Suco de limão ou Vinagre
Azeite
Açúcar e Sal a gosto
Pão Integral para Lanche
Maionese Light ou Requeijão Light
Temperos que você mais gosta, aqui usamos Manjericão, pimenta calabresa e orégano

Sanduíche de Frango com Pepino e Tomate
Sanduíche de Frango com Pepino e Tomate
Sanduíche de Frango com Pepino e Tomate

Modo de Preparo
Quem quiser fazer o pão em casa, clique aqui e veja a Receita de Pão de Hambúrguer Integral.
Corte o tomate e o pepino em rodelas finas.
Aproveite e já tempere com sal, suco de limão ou vinagre, uma pitada de sal e açúcar.
Deixe na geladeira para a salada pegar bem o sabor do tempero.
Agora, cozinhe o peito de frango em uma panela com bastante água. Eu não coloco mais sal, porém, quem quiser pode temperar com sal a água do frango na hora de cozimento.
Quando estiver bem cozido, desfie o frango (ensinei aqui) e reserve.
Tempere a maionese ou requeijão com pimenta calabresa, orégano e manjericão ou o tempero que desejar. Misture no frango desfiado.
Chegou a hora de montar o sanduíche:
Corte o pão ao meio, coloque a salada de pepino e tomate e uma quantidade generosa de frango por cima da salada.
Agora é só fechar o pão e comer sem medo de ser feliz.
Dica: quem quiser, pode colocar também alface para deixar o sanduíche mais gostoso e saudável.
fonte de pesquisa:http://mangacompimenta.com/2016/09/08/sanduiche-de-frango-com-pepino-tomate/