terça-feira, 13 de setembro de 2016

Conheça algumas das aves mais belas do Brasil

Existem animais que nos encantam simplesmente por sua aparência, e esse é o caso de grande parte das aves.


Conheça algumas das mais belas aves brasileiras, onde você também poderá saber um pouco mais sobre onde elas vivem e se estão ameaçadas de extinção ou não. Não perca!

Crejoá


Trata-se de um pássaro bastante raro, chega a medir 20 cm de comprimento e está distribuído do Espírito Santo ao sul da Bahia, leste de Minas Gerais e no Rio de Janeiro. Habita a mata atlântica abaixo de 200 metros de altitude e vive nas copas das matas primárias ou em matas secundárias adjacentes à procura de alimento.

Galo-da-serra


O Galo-da-serra é um dos pássaros mais espetaculares de todo o mundo. Sua plumagem fantástica e seu cortejo colorido são tão especiais quanto as de qualquer ave do paraíso. São encontradas somente na área montanhosa do norte da América do Sul, em uma área bastante corroída a leste dos Andes e norte do Rio Amazonas [isto é, nas Guianas e áreas adjacentes da Venezuela, Brasil e Colômbia].

Alimentam-se principalmente de frutas e constroem seus ninhos nas faces rochosas de penhascos, grandes rochas, grutas ou em profundos desfiladeiros. Uma curiosidade interessante é que quando o galo-da-serra come as frutas, ele engole muitas sementes inteiras, a maioria delas não é danificada ao passar pelo sistema digestivo do pássaro. Desta forma, muitas sementes continuam com poder de germinação quando o galo-da-serra as defeca ou regurgita, o que geralmente ocorre a distâncias consideráveis das árvores mães. Assim, essa ave possui um papel importante na dispersão das sementes de várias espécies de árvores florestais.


Pintor-verdadeiro


A Saíra-pintor ou Pintor-verdadeiro é uma ave que atinge 13,5 cm de comprimento. Sua alimentação básica em ambiente natural consiste de pequenas frutas, bagas e insetos que recolhem nas folhagens e ramos. 

Essa é uma espécie endêmica da região Nordeste do Brasil. Ocorre no litoral dos estados de Pernambuco a Alagoas e também no Rio Grande do Norte. Tem o seu habitat nas porções remanescentes de Mata Atlântica, no Nordeste.

As populações da espécie só existem no litoral de Pernambuco e Alagoas e Rio Grande do Norte. Foram ao longo dos anos muito perseguidas pelos criadores de pássaros. Hoje elas estão em perigo de extinção, dado principalmente à forte pressão de caça para abastecer o comércio ilegal de aves silvestres e também à degradação de seu habitat.


Soldadinho-do-araripe


O Soldadinho do Araripe é uma ave encontrada na região da Serra do Araripe [principalmente no Estado do Ceará]. É conhecida popularmente como galo-da-mata e língua-de-tamanduá. Possuem hábitos diurnos e têm seu habitat formado por florestas e matas úmidas, próximas às margens de rios e lagos.

O pássaro adulto pesa cerca de 20 gramas e mede aproximadamente 15 cm de comprimento. Uma das principais características dessa ave é a diferença na cor entre machos e fêmeas. Os machos adultos são coloridos (preto, branco e vermelho na cabeça), enquanto as fêmeas são verdes. Os machos jovens possuem a mesma cor de plumagem das fêmeas adultas.


Esse pássaro se alimenta principalmente de insetos e frutas e em seu habitat natural e preservado, os animais dessa espécie vivem em média por 10 anos. A principal ameaça de extinção desta espécie é a ocupação humana em áreas de florestas na Chapada do Araripe, levando a redução da vegetação. Infelizmente o Soldadinho do Araripe se encontra em estado crítico de perigo de extinção.

fonte: ...Tudo Roch@...

Nenhum comentário:

Postar um comentário