Milagre? Não, é velocidade. O Basilisco pode corre na superfície da água.
Répteis precisam aumentar a temperatura de seus corpos antes de começarem suas atividades diárias. Até que isso aconteça, eles são lentos e vulneráveis.
A melhor maneira de ganhar calor e resolver esse empecilho é tomando um banho de sol. O problema é que os animais se expõem e podem ser facilmente avistados por predadores. Obasilisco (Basiliscus sp.) resolveu essa questão com uma habilidade extraordinária, que lhe rendeu seu apelido em inglês: Jesus Christ lizard, o “lagarto Jesus Cristo” (veja um vídeo no final da postagem).
O basilisco descansa em galhos ou arbustos próximos de pequenos lagos ou riachos. Quando se sente ameaçado, ao invés de fugir para a floresta – como seria esperado de qualquer outro lagarto – ele pula e corre na superfície da água, ganhando segundos preciosos para escapar enquanto o predador tenta entender o que acabou de acontecer.
A explicação para o fenômeno é uma combinação de anatomia e velocidade. O basilisco possui patas traseiras com dedos longos, dotados de uma estrutura semelhante a uma franja, que se desdobra ao atingir a água e cria bolhas de ar que dão sustentação ao lagarto. Durante a corrida, seus pés se movem com força e rapidez tão grandes que eles nunca afundam mais do que alguns centímetros. Um humano precisaria correr a 104 quilômetros por hora para conseguir essa façanha.
Então, se algum dia você se deparar com um basilisco, se prepare! Um milagre pode estar prestes a acontecer bem diante de seus olhos.
Fonte: National Geographic Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário