Possuindo cerca de 35 milímetros de comprimento, o musaranho-anão (Suncus etruscus) é o menormamífero conhecido do mundo. Conhecido no meio científico como micromamífero, o animal pertencente à ordem Soricomorpha.
Pesando, em média, de 1,2 a 2,7 gramas, o musaranho-anão é semelhante aos outros musaranhos da sua família, porém é facilmente distinguível por apresentar uma cabeça proporcionalmente maior e a cauda mais longa. As orelhas são bem visíveis, os olhos são pequenos e a cauda é revestida com uma pelagem curta, com alguns pelos muito longos e salientes.
Esta espécie apresenta pouca variação sazonal na cor da pelagem. Em geral, a cor da pelagem é cinza-acastanhado, podendo apresentar algumas manchas vermelhas no dorso.
Esta espécie é muito comum no sul da Europa e no norte de África. Também se encontra presente no Médio-Oriente, Península Arábica, Ásia Central, Ásia do Sul e no sudeste da Ásia continental. Na Europa, o musaranho-anão ocorre em torno do mar mediterrâneo, nomeadamente nas Penínsulas Ibérica, Italiana e dos Balcãs e em várias ilhas do Mediterrâneo.
Fonte: TopBiologia
Nenhum comentário:
Postar um comentário