segunda-feira, 29 de agosto de 2016

os segredos para a pavlova perfeita

receita-pavlova-natal-dani-noce-1INGREDIENTES


A não ser que a receita peça ao contrário, a temperatura dos ingredientes deve ser sempre ambiente, ou seja: entre 18°C e 21°C.
BATEDEIRA
Com relação ao preparo do merengue, o tipo de batedeira não importa muito. Você pode usar tanto a de mão quanto a stand mixer (aquela pesadona, tipo planetária).
TEMPERATURA DO FORNO
O ideal é assar a pavlova a 100°C, mas como a maioria dos fornos começa em 160°C (exceto os fornos elétricos), neste caso a dica é assar a pavlova com a porta entreaberta – para fazer isso, basta posicionar uma colher de pau entre o forno e a porta ;)
Quanto mais baixa a temperatura e maior o tempo de forno, melhor. As chances de a pavlova ficar como deve (branquinha e crocante por fora) são bem maiores. Paciência é o segredo! Às vezes a pavlova pode levar até seis horas dentro do forno a 100°C.
Se a temperatura estiver muito alta, a pavlova vai ficar com uma cor amarelada.
pavlova-callmecupcake-ickfdFonte: Call Me Cupcake
ARMAZENAMENTO DO DISCO DE MERENGUE
O disco de merengue dura no máximo cinco dias se estiver bem fechado e sem umidade. Em confeitarias, os profissionais guardam os discos em caixas plásticas bem vedadas e com saquinhos de sílica para evitar a umidificação.
Como é muito difícil conservar a base da pavlova, a dica é preparar e servir no dia seguinte. Respeitar o tempo de duração de cada sobremesa é a beleza da confeitaria. E, sim, vale a pena esperar todo o tempo do preparo da pavlova para aproveitar até o último pedaço!
pavlova-gringalicious-ickfdFonte: Gringalicious
QUANDO SEI QUE A PAVLOVA ESTÁ PRONTA?
Ao notar as primeiras rachaduras na pavlova, é sinal de que está ficando pronta. Só não deixe que ela rache demais, caso contrário ficará ressecada.
Se, ao tocar na parte de fora ela estiver dura e seca, prontinho! Desligue o forno e deixe ela lá dentro por pelo menos seis horas com o forno entreaberto.
Se a pavlova não formar uma casca grossa e seca por fora, significa que ela não está pronta. Mantenha-a no forno até que ela esteja firme.
Esparramou na forma? Provavelmente as claras não foram batidas no ponto certo. É preciso que estejam em picos firmes, quando você levanta o batedor e o merengue forma uma voltinha perfeita.
  • Pergunta de uma leitora no site do ICKFD: “O meu ficou crocante por fora mas dentro bem mole….parecia um mousse ou pudim de claras! Ficou uma delícia mas não correto! Deixei o tempo correto no forno e deixei ele lá no forno de um dia para o outro! O que será que aconteceu?”
  • Resposta: Aconteceu tudo isso? Então pasme, a sua pavlova deu certo! É bem assim que ela precisa ficar ;D
pavlova dani noce
PREPAROS VARIADOS
Confira algumas variações para a receita da pavlova:
PAVLOVA PARA SUSPIRO
Existem vários tipos de suspiros, já que há vários tipos de merengue, mas é possível fazer suspiro com a base da pavlova. Mas preparar tudo isso para não comer o recheio cremoso junto parece até ofensa à pavlova, né? ;D
PAVLOVA DE CHOCOLATE
Se você quiser uma pavlova de chocolate, basta acrescentar cacau em pó. A quantidade vai depender da receita que você fizer e da intensidade da cor você quiser. Comece com 2 colheres de sopa – se precisar de mais, acrescente mais 2.
receita-pavlova-natal-dani-noce-3

Nenhum comentário:

Postar um comentário