Esta lula-gigante está viva!
O que tem oito braços com centenas de ventosas, olhos do tamanho de uma toranja e um bico afiado? Uma lula-gigante! Uma equipe de cientistas e o Discovery Channel registraram imagens deste animal arisco em ação. Veja outras imagens dessa fantástica criatura marinha nesta galeria.
Os primeiros avistamentos de lulas
As lulas-gigantes dominam – e aterrorizam - a imaginação dos marinheiros há séculos. Esta ilustração francesa retrata uma lula-gigante observada em Tenerife, nas Ilhas Canárias, em novembro de 1861.
Na Tasmânia
Funcionários do Serviço de Parques da Tasmânia examinam um lula-gigante que encalhou em Ocean Beach, Strahan, Tasmânia, em julho de 2007.
A lula, de um metro de largura por oito de comprimento, da ponta da cabeça às extremidades dos tentáculos, foi encontrada na costa oeste da Tasmânia.
O monstro do capitão Nemo
O capitão Nemo observa uma lula-gigante a bordo do submarino futurista Nautilus. Seu encontro com o monstro marinho é uma das cenas mais famosas do romance clássico de Júlio Verne, 20 Mil Léguas Submarinas.
A busca pela lula-gigante
O biólogo marinho Steve O'Shea (esquerda) e sua equipe analisam uma lula-gigante que encalhou em uma praia. O'Shea é um dos maiores especialistas do mundo na espécie. Os maiores exemplares que já estudou são animais mortos encalhados em praias.
Uma lula-gigante vem à tona
Uma lula-gigante de sete metros, atraída por uma isca, é içada por uma equipe de pesquisadores japoneses no norte do Oceano Pacífico, em 4 de dezembro de 2006.
Os pesquisadores do Museu Científico Nacional do Japão conseguiram filmar esta lula-gigante ainda viva, 960 quilômetros a sudeste de Tóquio, mas o animal morreu durante o içamento.
Uma lula-gigante no fundo do mar
Em janeiro de 2013, pesquisadores japoneses a bordo de um submarino registraram esta rara imagem de uma lula-gigante em seu habitat no fundo do mar. A equipe acompanhou a lula até 900 metros de profundidade no norte do Oceano Pacífico.
Através de espécimes encalhados nas praias, sabe-se que as lulas-gigantes alcançam 13 metros de comprimento e pesam até 275 quilos.
Olho de lula-gigante
Esta imagem gerada por computador mostra o olho de uma lula-gigante do tamanho de uma toranja.
Seus olhos enormes, cuja estrutura é semelhante à do olho humano, permitem que o animal enxergue na pouca luminosidade de seu habitat nas profundezas do mar.
As incríveis cores das lulas
O que confere o tom verde a esta lula-gigante-de-humboldt? É sua cor natural? É a luz do submarino? Um mecanismo de defesa?
As lulas-gigantes não têm uma coloração fixa, mas mudam de cor com base em muitos fatores, como o ambiente, a atividade e as oscilações de “humor”.
Lula em movimento
As lulas são as mais rápidas entre as criaturas do mar. Elas contam com um sistema de locomoção singular, que combina jato pulsado com o movimento das barbatanas.
Fonte: Discovery Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário