Um fenômeno natural capaz de deixar parte do mar brilhante.
Uma reação conhecida como bioluminescência causa um fenômeno natural capaz de deixar parte do mar brilhante, com tons azuis luminosos, chamando a atenção em diversas partes do mundo.
Isso acontece por conta do fitoplâncton phytoplanktonsbioluminescêntes, que são criaturas marinhas microscópicas que geram luz como mecanismo de sobrevivência. A luz azul cobre as ondas que ficam mais próximas da areia, gerando um resultado surreal.
Em biologia marinha, chama-se fitoplâncton o conjunto dosorganismos aquáticos microscópicos que têm capacidadefotossintética e que vivem dispersos flutuando na coluna de água. Fazem parte deste grupo de organismos tradicionalmente considerados algas e estudados como tal pela botânica, mais especificamente pela ficologia. Contudo, dentre estas, há um grupo de grande importância sanitária e de saúde pública, que é também classificado como bactéria, as cianofíceas ou “algas azuis”.
Caso semelhante
Uma praia no Japão tem o mar iluminado entre março e junho porque, nesta época do ano, asFirefly Squid (Lulas-vaga-lumes), são trazidas pela maré até a praia. Elas são animaisbioluminescentes, que podem emitir uma espécie de luz azul por conta de órgãos especiais de produção de luz chamados fotóforos.
Fonte: TopBiologia
Nenhum comentário:
Postar um comentário